07 agosto 2015

Analisando a composição da pintura Três Amigos.

         
Acrílica sobre tela
80cm x 100cm
três amigos analise ensaio     Nessa publicação gostaria de fazer uma breve análise da composição da pintura Três Amigos. Esta pintura foi realizada em duas etapas. Na primeira comecei a pintura já com toda a composição e elementos definidos, porém o aspecto final não estava me deixando satisfeito. Então retomei a tela que já havia sido dada como finalizada dois anos mais tarde e trabalhei-a toda novamente já com uma ideia melhor do aspecto final.

  A pintura respeita uma composição triangular clássica bastante equilibrada. Três elementos humanos formam a base triangular. Com o topo tendendo para o lado superior esquerdo. Tendo em vista a leitura de imagem ocidental de cima para baixo, da esquerda para a direita. Tanto os elementos humanos dispostos de maneira bastante ébria, depois continuando com as madeiras da mesa nos levam numa diagonal intuitiva muito fácil e rapidamente (1-2). Então, depois de cruzar a tela inteira há uma interrupção brusca com um elemento  transversal (3), que sugere ao olhar um recomeço. Fechando um ciclo. 
  
Exemplo de composição triangular.
Rafael Sanzio, óleo sobre tela (1507), Alta renascença, Museu do Louvre.
   Poderia devagar aqui sobre as implicações metafóricas da garrafa e dos elementos, mas seria pessoal. Esse aspecto deve trabalhar na subjetividade do outro.

Um comentário: